fbpx

5 Dicas para lidarmos com as frustrações – Sintia Barreto

Lidando com as Frustrações

A frustração é um estado emocional negativo que enfrentamos desde a infância quando não acontece aquilo que tanto desejamos, porém ninguém se acostuma com ela, na verdade termos um sonho, uma expectativa, um desejo não realizado ou não suprido no momento que desejamos não é nada fácil, gera uma sensação de impotência e incapacidade.

Passarmos por frustração faz parte do nosso desenvolvimento emocional e consequentemente também do nosso desenvolvimento pessoal, por isso mais cedo ou mais tarde é necessário que conquistemos a habilidade de lidar com ela.

Na verdade o mais importante nisso tudo não é se as coisas saem como esperamos, mas sim como reagimos quando as coisas não dão certo.

5 dicas para te ajudar a lidar com as frustração.

1º Aprenda a lhe dar com a frustração como algo positivo, como uma oportunidade de
aprender algo novo com a situação.

2º Entenda o tempo para que as coisas aconteçam, seja honesto você conseguiria administrar com dedicação e sabedoria a situação se nesse caso sua expectativa fosse
atendida?

3⁰ Sem lamúrias, aceite os fatos sem desespero, mas é claro sem tanta passividade lembre-se que a frustração não pode te parar, retenha o que é bom de cada situação e pra frente é que se anda, se por exemplo era uma vaga de emprego que você buscava, se prepare melhor e continue agindo, não desista.

Aprendendo com as frustrações - Sintia Barreto

4⁰ Não foque no negativo a frustração é saudável para o seu desenvolvimento, porém se estiver sendo muito difícil lidar com ela, como rompimento de relacionamento, luto ou um fato extremamente doloroso, talvez seja o momento de procurar profissional que possa te ajudar a passar por essa situação.

5⁰ Essa é a dica de ouro, difícil de aprender, mas quando aprendemos vira a dica “prá vida”, cuide da sua mente e entenda que expectativas, sonhos, desejos envolvem pessoas e situações que nem sempre temos o controle, então foque no seu empenho e determinação acreditando que você fez a sua parte para alcançar seu objetivo, assim você não se sentirá culpado com o resultado obtido.

Enfim nunca se esqueça: Frustração não é o fim é simplesmente um meio de nos conduzir a maturidade.

Sintia Barreto - Psicopedagoga

Sintia Barreto

Psicopedagoga
Graduação em Pedagogia
Especialização: Psicopedagogia, Neuroaprendizagem, Educação Especial.
Atendimento em Panlexia, Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem, Desenvolvimento Pessoal, Consultoria e Assessoria Educacional, Orientação Familiar, Palestras, Workshops.

Redes Sociais:
Instagram: Tudo Começa em Casa
Instagram: Psicopedagoga Sintia Barreto
Facebook: Psicopedagoga Sintia Barreto

Sugestão de Leitura:

7 dicas valisoas para aumentar sua produtividade