fbpx

Facebook vai gerenciar conversas no WhatsApp

Facebook vai gerenciar conversas no WhatsApp

A última atualização do aplicativo WhatsApp está disponível

A atualização dos Termos de Serviço do WhatsApp causou o maior rebuliço no público usuário do aplicativo no início de janeiro de 2021 por simplesmente anunciar que “todos” deveriam aceitar o novo Termo para continuar utilizando o aplicativo, caso contrário, após 8 de fevereiro de 2021 ficariam sem poder enviar e receber mensagens, agora voltaram (Facebook) ao mesmo assunto dizendo que as conversas com conta comercial é “opcional”.

Depois de recuarem e dar um tempo para a poeira baixar retornaram com a atualização que poderá tirar o sono de muita gente, ainda mais dependendo do ramo de atividade e assunto que pode conter informações sensíveis.

Nova Versão

WhatsApp nova atualizacao

A atualização da versão mais recente (2.21.4.22) está avisando novamente que os Termos de Serviço e Política de Privacidade serão atualizados, de forma sutil e explicativa para amenizar a notícia que no final das contas irão gerenciar as conversas de contas pessoais com as empresas.

Conforme ilustração acima, após o usuário tocar em “Toque para ler” o texto da segunda tela  de “cadeado fechado” diz: “Suas conversas pessoais são protegidas com a criptografia de ponta a ponta e o WhatsApp não pode ler nem ouví-las. Isso nunca mudará.” Note que o texto contém palavras em negrito que dão ênfase à afirmação.

No ícone de “celular com balãozinho de sacola” que sugere as conversas comerciais, o texto diz: “Fazer perguntas e receber respostas rapidamente em conversas com empresas ficará mais fácil. As conversas com empresas são opcionais.”. Note que as palavras com ênfase quase deixam passar despercebido no final da frase o que de fato é importante: “conversas com empresas são opcionais.” Vamos continuar.

Na terceira tela, da ilustração, ênfase novamente: “Nós não mudaremos a privacidade das suas conversas pessoais.”. Até aqui tudo bem, já diziam isto desde o início. Agora segue o texto que ameniza a situação quando inserem novamente a palavra “opcionais”:

  1. Como as empresas podem gerenciar suas conversas usando as ferramentas do Facebook. As conversas com essas empresas são opcionais e claramente identificadas no app.”
  2. Como o WhatsApp funciona, incluindo como tratamos dados e mantemos sua conta segura.”

Nota-se que o primeiro parágrafo acima afirma a intenção de que as empresas clientes do Facebook poderão (e irão) gerenciar as conversas das contas comerciais, ou seja, do WhatsApp Business por meio das ferramentas de gerenciamento para as empresas.

WhatsApp nova atualizacao

Na última tela estão informando que a partir de 15 de maio de 2021 os Termos de Serviço entrarão em vigor e o botão “Aceitar” a atualização para continuar usando o WhatsApp após esta data. Por tanto a sutileza em dizer que caso o usuário não concorde e não aceite (botão Aceitar na cor verde) não poderá utilizar o app e se aceitar deve estar ciente de que trocar mensagens com contas comerciais é opcional e se o fizer saber que em algum momento poderá ser vista por outras pessoas por meio de ferramentas de gerenciamento de contas empresariais.

O último Termo de Serviço do WhatsApp Business continha em torno de 14 páginas e fiz a leitura na íntegra e você pode obter no seu app para melhor esclarecimento. Em sistemas operacionais Android, no WhatsApp pessoal a partir da tela inicial em:

Menu “três bolinhas” -> Configurações -> Ajuda -> Termos e Políticas de Privacidade

E no WhatsApp Business:

Menu “três bolinhas” -> Configurações -> Ajuda -> Termos 

Participe! Deixe o seu comentário e opine sobre o assunto. Você concorda com a política de privacidade para continuar utilizando o aplicativo “gratuitamente”?

Fonte: Termos de Serviço do aplicativo WhatsApp pessoal, WhatsApp Business.

Edvaldo Oliveira

Tecnólogo em ADS formado pela Universidade Paranaense – Unipar, Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior e em Sistemas Web, representante da Trinix Internet para o Paraná. Contatos:

Edvaldo - Diditec