fbpx

Carro voador faz voo teste de 35 minutos; veja vídeo

Carro voador faz voo teste de 35 minutos

Um protótipo de carro voador completou um voo teste de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. O carro-avião híbrido feito pela empresa Klein Vision, chamado AirCar, tem um motor BMW e funciona com gasolina comum, de acordo com informações da BBC.

Quem pilotou o carro voador foi o professor Stefan Klein, um dos criadores do Air Cair. Ele disse que o veículo pode voar cerca de 1.000 km a uma altura 2.500 metros e já havia rodado 40 horas no ar até agora. Segundo seu criador, o carro precisa de dois minutos e 15 segundos para se transformar em uma aeronave.

As asas estreitas se dobram nas laterais do carro. No ar, o veículo atingiu a velocidade de cruzeiro de 170 km/h. O carro voador é capaz de transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 kg.

Mas, ao contrário dos protótipos de drone-táxi existentes, ele não consegue decolar e pousar verticalmente, e requer uma pista de decolagem e aterrissagem.

Há grandes expectativas sobre o novo mercado de carros voadores, que há muito tempo são anunciados na cultura popular como um marco visionário do futuro. Em 2019, o banco de investimentos Morgan Stanley previu que o setor poderia alcançar um valor de US$ 1,5 trilhão em 2040.